O Derby do Vale do Sousa, que opõe FC Paços de Ferreira e FC Penafiel era, só por si, um dos destaques da 21ª jornada da Liga Portugal Meu Super – e o início do encontro deixou logo claro que se iria assistir a um bom jogo de futebol. No final, o objetivo dos Castores acabou cumprido. Os três pontos rumaram à Mata Real, após uma reviravolta concretizada ainda na primeira parte.
Nem 20 segundos tinham passado depois de o árbitro Fa Sanhá ter apitado para o pontapé de saída e já a equipa da casa se colocava na frente do marcador. Com um pontapé de fora da área, Reko fazia o 1-0, mas a alegria duriense foi travada logo de seguida. Aos três minutos, Marcos Paulo aproveitou a bola solta na área para rematar à baliza e repor, assim, a igualdade. Este foi o primeiro golo do médio brasileiro ao serviço do FC Paços de Ferreira.
A resposta imediata dos Castores abriu uma série de tentativas de consumar a reviravolta – algo que se verificou aos 31 minutos. Antunes cruzou para a área, Manuel Baldé defendeu e, na insistência, Rui Fonte fez mesmo o 1-2, para euforia dos muitos pacenses presentes no Estádio Municipal 25 de abril. O avançado português é, agora, o melhor marcador da equipa na presente temporada, com seis golos no total das provas (cinco no campeonato). A vantagem ainda poderia ter sido ampliada antes do intervalo, mas a tentativa de Costinha foi aos ferros.
Tudo para garantir os três pontos
Na segunda parte, o conjunto rubro negro apresentou-se um pouco mais perigoso, mas sem conseguir completar a missão de chegar ao empate. Por sua vez, o FC Paços de Ferreira esteve coeso e atento às investidas do adversário, sem deixar de tentar o terceiro golo. No entanto, o 1-2 acabaria mesmo por se fixar o placard final.
Com Carlos Fangueiro ao leme, a equipa segue sem derrotas, e, com este triunfo, subiu mais uns degraus na tabela classificativa, ocupando agora a 12ª posição com 26 pontos. Na próxima jornada, os Castores recebem o CD Feirense no Estádio Capital do Móvel, estando, então, o pontapé de saída marcado para as 14h00 de 15 de fevereiro.
Liga Portugal Meu Super (21ª Jornada): FC Penafiel x FC Paços de Ferreira
08 de fevereiro | 18h00 | Estádio Municipal 25 de abril
11 FCP: Manuel Baldé, Maga, João Miguel, Rúben, João Silva, Ewerton, Batista, Reko, Tiago, Fatai, Gabriel Barbosa
Jogaram ainda: André Silva (64’, Batista), Robinho (73’, Tiago), Suker (83’, Maga), Marinelli (67’, Quizera) e André Clóvis (81’, Samba Koné)
11 FCPF: Marafona, Anilson, Ferigra, Ícaro, Antunes, Gonçalo Nogueira, Pavlic, Marcos Paulo, Costinha, Afonso Rodrigues e Rui Fonte
Jogaram ainda: Miguel Mota (73’, Anilson), João Caiado (73’, Pavlic), Lumungo (73’, Afonso Rodrigues), Marozau (79’, Rui Fonte) e Rui Pedro (86’, Antunes)
Resultado: 1-2 (1-2 ao intervalo)
Marcadores: Reko (1’), Marcos Paulo (3’) e Rui Fonte (31’)
Cartões Amarelos: Gonçalo Nogueira (27’), Ícaro (40’), Anilson (68’), João Miguel (90+4’) e João Silva (90+5’)