Quando os primeiros passos no futebol foram dados, tal não aconteceu na baliza: até aos 12 anos, aproximadamente, Marafona jogava a extremo esquerdo. A sua formação começou no Rio Ave FC e terminou no Varzim SC – clube onde se lançou como atleta sénior, e o qual defendeu até 2009/2010.
CS Marítimo, CD Aves e Moreirense FC (com quem conquistou o título da Segunda Liga em 2013/2014) foram os emblemas que Marafona representou depois, até chegar ao FC Paços de Ferreira em 2015/2016. A passagem pela Mata Real foi curta, com apenas 19 jogos, mas deu nas vistas – o que levou à saída do guardião português para o SC Braga, no mercado de janeiro. Nessa época, pelos bracarenses, acabou por ganhar a Taça de Portugal, sendo considerado o herói da partida, com duas grandes penalidades defendidas no desempate do resultado.
Aos 32 anos, em 2019/2020, Marafona abraçou o seu primeiro projeto fora de Portugal e assinou pelo Alanyaspor, da primeira liga turca. O regresso a terras lusitanas deu-se em janeiro de 2023, quando acordou com o FC Paços de Ferreira a sua segunda passagem pela Capital do Móvel.
Marafona teve também algumas presenças na seleção portuguesa de futebol – com a primeira a ter acontecido ainda ao serviço do Moreirense FC.