O FC Paços de Ferreira segue para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal, depois de afastar o GD “Os Nazarenos” da competição. Um golo de livre direto de Anilson, a abrir a segunda parte no Estádio Municipal da Nazaré, foi suficiente para a passagem da eliminatória.
Os Castores desde cedo assumiram o favoritismo de jogar frente a uma equipa do campeonato distrital de Leiria, mas que se mostrou aguerrida e disposta a levar a incerteza do resultado até ao final dos 90 minutos. Além da motivação adversária, o difícil estado do relvado e o forte vento sentido ao longo do jogo dificultaram o futebol mais elaborado do Paços. Essas dificuldades foram mais sentidas no primeiro tempo, período em que o domínio de jogo foi insuficiente para a concretização de golos. Matheus e Diego foram os mais ativos no ataque, mas o guarda-redes do Nazarenos garantiu o nulo com um punhado de boas intervenções.
Golo surge no segundo tempo
A segunda parte começou com o desbloqueio pacense do jogo. Anilson – que na primeira parte já estivera próximo de abrir o marcador em lance idêntico – bateu forte um livre direto, que ainda beneficiou de um desvio na barreira para entrar na baliza adversária. Estava feito o mais difícil e o golo tranquilizou a equipa, disposta a não baixar a intensidade de forma a ampliar a vantagem. As oportunidades foram-se sucedendo, mas o golo teimou em não aparecer. Mérito nesse capítulo para as boas intervenções do guarda-redes Afonso, que negou as oportunidades de Costinha, Lumungo e Vlad, além de duas bolas que a trave devolveu.
Na parte final, o Nazarenos empertigou-se um pouco, mas apenas um corte difícil de Rafael Vieira fez os adeptos da casa se levantarem das cadeiras. Nesta eliminatória da Taça, o triunfo do Paços frente aos Nazarenos nunca esteve em causa e deveria ter sido carimbado com mais golos que a equipa fez por merecer. Esta foi, assim, a primeira vitória em jogos oficiais esta temporada e o quarto jogo da equipa sem golos sofridos. Um bom alento para o regresso do campeonato, com a receção ao FC Porto B no dia 29 de setembro (segunda-feira, às 18h00).