Pedro Ganchas, defesa central do FC Paços de Ferreira, é o Melhor Jovem de fevereiro da Liga Portugal 2. A distinção foi obtida após uma votação promovida pelo Sindicato dos Jogadores.
Durante o mês de fevereiro, o defesa central do FC Paços de Ferreira foi titular em todos os jogos – diante de CD Tondela, CS Marítimo, Leixões SC e CD Feirense. Além disso, foi ainda o autor do golo pacense no empate a uma bola com os tondelenses.
Pedro Ganchas liderou o top de votações, com 15,66% das preferências. A completar o pódio está, a saber, Pedro Santos do SL Benfica B, com 10,58% dos votos, e Gonçalo Negrão da UD Oliveirense, com 9,99%.
Para se encontrar o Melhor Jovem da Liga Portugal 2, avaliam-se o valor médio das pontuações dadas pelos diários desportivos A Bola e Record no período correspondente à votação (ponderação final de 60%), as escolhas de uma Comissão Técnica nomeada pelo Sindicato dos Jogadores, formada pelos ex-atletas Anselmo, João Paulo, José Carlos, Rebelo, Tiago Pereira e Tozé (ponderação final de 20%) e a votação online realizada em www.sjogadores.pt (ponderação final de 20%).
Os jogadores de nacionalidade portuguesa nascidos depois de 1 de janeiro de 2000 (inclusive) consideram-se elegíveis. Estão incluídos, portanto, todos os atletas que tenham no máximo 23 anos de idade no arranque da época desportiva 2023/2024. Assim é o caso de Pedro Ganchas.
Em outubro/novembro, o prémio de Melhor Jovem da Liga Portugal 2 foi, igualmente, entregue na Mata Real. Matchoi Djaló foi o vencedor.