O FC Paços de Ferreira realiza pela primeira vez a Castor CUP, um torneio de futebol de formação juvenil. Além de proporcionar, naturalmente, a prática deste desporto, a Castor CUP pretende estimular a competitividade saudável e o fair-play entre todos os atletas das equipas envolvidas, enquanto se preocupa em distinguir-se dos demais torneios já existentes pela oferta apresentada e pelas dinâmicas a serem criadas. O evento, aberto ao público, acontecerá nos dias 22 e 23 de junho, no complexo desportivo da Mata Real, e as fases finais serão disputadas no próprio Estádio Capital do Móvel.
A Castor CUP vai receber equipas dos escalões Sub-8 Masculino, Sub-12 Masculino, Sub-13 Masculino e Sub-15 Feminino, estando o FC Paços de Ferreira representado em cada um deles. A presença de uma categoria destinada ao futebol feminino tem sido, aliás, um dos aspetos mais valorizados pelos clubes que já manifestaram interesse na sua participação, uma vez que é ainda escassa a oferta no mercado nacional. Outra nota de destaque prende-se com o facto de os jogos da categoria Sub-13 serem disputados num contexto de futebol de 11, e não de futebol de 9, como acontece nos campeonatos oficiais que disputam ao longo da época desportiva.
“A nossa estratégia passa por criar um contexto competitivo relevante no futebol de formação, nomeadamente nestes patamares de passagem do futebol de 7 para o futebol de 9 e do futebol de 9 para o futebol de 11. No caso das equipas Sub-13, por exemplo, esta poderá ser a primeira vez em que competem 11vs11, o que é uma novidade face a outros torneios já existentes”, afirma João Silva, membro da direção do FC Paços de Ferreira. “A rápida manifestação de interesse de alguns dos maiores clubes portugueses em participar nesta primeira edição da Castor CUP evidencia a escassez da oferta, principalmente ao nível do futebol feminino. Se reconhecemos que o futebol feminino tem crescido imenso no panorama nacional e internacional, devemos, então, contribuir para que esse crescimento continue a verificar-se e se traduza em mais resultados positivos”, acrescenta.
Neste momento, estão já confirmadas várias equipas históricas do futebol português, responsáveis por trabalhos notáveis no que diz respeito ao futebol de formação. Os anúncios começarão a ser feitos brevemente.
A Castor CUP é um torneio de futebol de formação juvenil que chega agora, mas que vem para ficar. O objetivo do FC Paços de Ferreira é, a médio prazo, o de atingir uma dimensão internacional, de forma que, em edições futuras, equipas de outros países comecem também a participar. Alargar o evento a mais dois escalões – um feminino e outro masculino – é, igualmente, uma das metas do clube.