Os fins de semana são sempre intensos e cheios de jogos para a formação do FC Paços de Ferreira, e este último não foi exceção. A equipa feminina Sub-19 e o atleta Diogo Dias, dos Sub-15B, estiveram em destaque, mas há mais resultados a ter em conta.
EQUIPA EM DESTAQUE: Sub-19 Feminino
As Sub-19 receberam a formação do FC Ferreirense, no último domingo (14 de abril), e venceram por 10-2. O jogo ficou também marcado, numa nota menos positiva, pelas lesões das atletas Leonor Coelho (Tocas) e Beatriz Ribeiro.
Esta vitória dá seguimento à série de jogos sem perder desta equipa, sendo agora cinco (quatro vitórias e um empate). Os golos das nossas jovens Castoras foram apontados por Matilde Valente (3), Érica Gonçalves (3), Beatriz Melo, Caetana Moreira, Inês Bessa e Inês Araújo.
Este resultado permite à equipa do FC Paços de Ferreira manter o segundo posto da tabela, com 28 pontos somados em 12 partidas, atrás do primeiro classificado, FC Famalicão, que soma 35 pontos mas em 14 desafios.
ATLETA EM DESTAQUE: Diogo Dias
A equipa Sub-15B recebeu o Aparecida FC na manhã do último domingo, e venceu o encontro por 7-0.
Diogo Dias, que começou no banco, entrou aos 46’, e em 35 minutos marcou três golos – o primeiro momentos depois de entrar, o segundo perto da hora de jogo e o último a dois minutos do final.
Os outros golos foram protagonizados pelos atletas Tiago Andrade, Mateus Morais, Gonçalo Gonçalves e Santiago Andrade.
Sub-19: Segunda parte de domínio não chega para evitar a derrota caseira
No sábado (13 de abril), a equipa Sub-19 recebeu o FC Vizela, numa partida que marcou o início da segunda volta da Fase de Manutenção da Primeira Divisão Nacional de Juniores A. O encontro terminou com uma derrota por 2-3.
Apesar de uma primeira parte pouco inspirada, a equipa pacense conseguiu chegar a zonas de finalização por mais do que uma vez. No entanto, quem abriu o marcador foi mesmo o Vizela, bem cedo no encontro – ainda antes dos dez minutos iniciais estarem completos. O golo vizelense surgiu de uma conversão bem-sucedida de uma grande penalidade. A reação do conjunto pacense foi rápida, e, aos 15 minutos, o médio Guga fez o empate. Contudo, tal como na primeira volta, o empate não durou muito e, ao minuto 17, o FC Vizela voltava a assumir a liderança no marcador.
O resultado foi em 1-2 para o intervalo e a segunda parte foi marcada pelo domínio da equipa de Paços de Ferreira. Apesar disso, quem marcou primeiro nos segundos 45 minutos foi o Vizela. O segundo golo da formação pacense surgiu de uma excelente jogada individual do avançado Kenny Miel, num movimento da direita para o centro que resultou no 2-3. Apesar das inúmeras tentativas, os Castores não conseguiram sair com pontos.
O resultado coloca os Juniores pela primeira vez nos lugares de descida, no quinto lugar, a dois pontos do conjunto do GD Chaves, que ocupa a terceira posição (último lugar que garante a manutenção) e é o adversário que se segue. Restam ainda seis jogos para a formação do Paços conseguir garantir a permanência.
Sub-18: Empate caseiro não compromete a luta pela manutenção
Os Sub-18 receberam no sábado a formação do SC Espinho, num encontro que marcou o arranque da segunda volta da Fase de Manutenção da Segunda Divisão Nacional de Juniores A. O jogo terminou com um empate a uma bola.
A primeira parte ficou marcada pelo total domínio do FC Paços de Ferreira, que cedo se adiantou no marcador, aos sete minutos, por intermédio do meio campista Chico Pinto. As oportunidades não foram poucas para os jovens Castores aumentarem a vantagem, no entanto, o marcador não se alterou mais até ao intervalo.
A segunda parte mostrou mais dominância dos Sub-18 nos momentos iniciais, mas quem celebrou o segundo – e último – golo da partida foi o SC Espinho. Ambas as equipas ainda tiveram aproximações à baliza adversária que podiam ter dado outro destino aos pontos em disputa, só que estes foram mesmo repartidos.
Apesar do empate, o FC Paços de Ferreira mantém-se sem derrotas na Fase de Manutenção, registando seis vitórias e dois empates. O empate do Leixões SC significa que a distância de um ponto entre primeiro e segundo mantém-se – ocupando os Sub-18 pacenses a segunda posição. Nota ainda para o facto de este ter sido apenas o quinto golo sofrido ao fim de oito jogos, mostrando assim o porquê de esta ser a equipa menos batida nesta série (com menos oito golos sofridos do que a segunda menos batida).
Sub-17: Do êxtase à deceção nos descontos
Os Sub-17 foram a Vila Nova de Famalicão para defrontar o FC Famalicão. O jogo, que terminou com um empate (2-2), marcou o final da primeira volta da Fase de Manutenção da Primeira Divisão Nacional de Juniores B.
A partida não começou da melhor forma para a equipa pacense. Aos dez minutos, o FC Famalicão inaugurou o marcador, e o resultado ficou no 1-0 até perto do final. Só para lá dos 80 minutos é que a vantagem dos famalicenses se desfez, num grande golo protagonizado pelo meio campista Tiago Lobo. Na sequência de um pontapé de canto, a bola foi ao encontro do atleta pacense que deu um toque para ajeitar a seu gosto e assim, sem deixar a bola cair, protagonizou um belo momento.
O Paços chegou mesmo à vantagem já em cima do final do encontro, com outro belo golo, desta feita pelo pé do extremo Gonçalo Cardoso, que tinha saltado do banco para ajudar a equipa minutos antes. No entanto, depois da festa da equipa e dos adeptos do FC Paços de Ferreira, a deceção sentiu-se quando o FC Famalicão conseguiu chegar ao empate, no período de compensação.
A formação do Paços de Ferreira soma, atualmente, quatro pontos em sete jogos, ocupando o sétimo lugar da série. De forma a garantir a manutenção, a equipa precisa de ficar, pelo menos, no quinto lugar – ocupado agora pelo FC Famalicão, com dez pontos.
Sub-16: Vitória mantém equipa na luta pelo apuramento de campeão
Num jogo em que era obrigatório vencer para manter viva a esperança da participação no apuramento de campeão, os Sub-16 fizeram isso mesmo, tendo recebido e batido a UD Sousense por 3-2.
Os golos da equipa pacense foram apontados por Rafa Dias – de fora da área –, Kiko Marques e por Digas, atleta que terminou a partida como capitão e que converteu com sucesso a grande penalidade que fechou o marcador do encontro.
A vitória da equipa coloca os Sub-16 no quarto lugar com 53 pontos somados em 26 encontros, e a dois pontos do segundo lugar, que garante a presença no apuramento de campeão.
Outros Resultados:
- Sub-14: SC Freamunde 1-0 FC Paços de Ferreira
- Sub-13: FC Paços de Ferreira 4-0 Gondomar SC
- Sub-12: AMCH Ringe 2-1 FC Paços de Ferreira
- Sub-11: SC Rio Tinto 1-5 FC Paços de Ferreira
- Sub-10: FC Paços de Ferreira 4-1 Ermesinde SC 1936
- Sub-09: FC Paços de Ferreira 1-6 União Nogueirense FC
- Sub-08: SC Rio Tinto 1-1 FC Paços de Ferreira
- Sub-07: FC Paços de Ferreira 1-3 Estrelas FC Fânzeres
Segue os resultados dos jogos da formação do FC Paços de Ferreira através do WhatsApp.