Já muitos jogadores passaram pelo FC Paços de Ferreira e fizeram o gosto ao pé, deixando os pacenses nas bancadas ao rubro. Mas será que sabes quem está no Top 3 de melhores marcadores do Paços nas ligas profissionais?
A fim de tirarmos quaisquer dúvidas, recordamos os jogadores e “como tudo começou” na Mata Real, na lista abaixo.
Este é o Top 3 de melhores marcadores do Paços nas ligas profissionais
- Douglas Tanque (89 jogos e 29 golos)
- Bruno Moreira (89 jogos e 28 golos)
- William (54 jogos e 25 golos)
1 – Douglas Tanque
Atualmente, a liderar a tabela dos melhores marcadores da história do FC Paços de Ferreira nas ligas profissionais está Douglas Tanque com 29 golos. O ponta de lança brasileiro chegou à Capital do Móvel em 2018/2019 para a sua primeira temporada no futebol europeu, proveniente dos tailandeses do Police United.
Na primeira época de Paços, Douglas Tanque fez 24 jogos e marcou nove golos, na Segunda Liga. A primeira vez que o antigo camisola 99 fez balançar as redes adversárias foi na sétima jornada, na deslocação ao terreno do Vitória SC B. O golo aos 90+1’ – depois de ter entrado aos 83’ – garantiu os três pontos para os pacenses. Neste ano, Tanque também marcou nas partidas que ditaram a subida e o título de campeão.
Em 2019/2020, Douglas Tanque apontou 11 golos em 29 jogos na Primeira Liga, e na temporada seguinte fez novamente nove, em 31 encontros oficiais.
Tanque saiu da Mata Real no início da época 2021/2022, depois que completou mais cinco jogos na primeira divisão e fez mais um golo. Assim, rumou ao Khorfakkan dos Emirados Árabes Unidos com o estatuto de melhor marcador dos Castores nos campeonatos profissionais.
2 – Bruno Moreira
Bruno Moreira é o segundo jogador que mais marcou ao serviço do Paços nos campeonatos profissionais – já que contabiliza 28. A primeira época na Mata Real foi em 2014/2015, com o primeiro golo a ser apontado em Guimarães, diante do Vitória SC. O jogo terminou empatado a um bola.
As três épocas que Bruno Moreira cumpriu pelo FC Paços de Ferreira foram sempre na primeira divisão. Na primeira fez 28 jogos e marcou dois golos e na segunda foi opção em 29 partidas e apontou 14 golos. O ponta de lança saiu no final dessa época (2015/2016) para o Buriram United da Tailândia.
Contudo, na temporada 2017/2018, Bruno Moreira regressou ao Paços e somou mais 32 jogos com a camisola amarela e mais quatro golos.
3 – William
Em terceiro lugar na lista dos melhores marcadores do Paços nas competições profissionais está William, que contabilizou 25 golos. Com 25 anos, chegou a Paços de Ferreira, em 2007 – sendo esta a sua primeira experiência fora do Brasil –, e cumpriu 11 jogos dos quais resultaram cinco golos. O primeiro deles foi na 21ª jornada, na derrota por 1-2 com o CF Os Belenenses.
William ficou no Paços mais dois anos. Ao passo que em 2008/2009 fez 12 jogos na Liga Portuguesa e marcou nove golos, em 2009/2010 foi opção em 21 jogos e fez balançar as redes adversárias mais dez vezes. Com este registo, rumou ao FK Anzhi da Rússia, mas regressou pouco depois a Portugal, ao Vitória SC.
Em 2011/2012, William estava de novo na Capital do Móvel, em virtude de um empréstimo dos vimaranenses. Desta vez, completou mais dez jogos no principal campeonato português e apontou mais um golo.
William terminou a carreira em 2018, no Brasil.
Também tu podes ser um goleador à Paços
Equipa-te a rigor com a camisola oficial do FC Paços de Ferreira e leva também a tua Puma Orbita Liga Portugal para os jogos com os teus amigos.
Assim, estão dados os primeiros passos para entrares no Top 3 de melhores marcadores da tua equipa!