Viagens compradas, malas feitas, só falta embarcar – e nós tratamos do “guia” para a visita a Ponta Delgada. O FC Paços de Ferreira vai até aos Açores, nesta 28ª jornada da Liga Portugal 2, para defrontar o CD Santa Clara, portanto, se vais estar presente no Estádio de São Miguel – e passar uns dias na ilha– deixamos-te algumas informações que podem ser úteis para esta deslocação.
A cidade de Ponta Delgada
Localizada na ilha de São Miguel, Ponta Delgada é a capital administrativa e económica da Região Autónoma dos Açores. Foi elevada a cidade a 2 de abril de 1546, no reinado de D. João III, depois de Vila Franca do Campo, a primeira capital, ter sido devastada pelo terramoto de 1522. Ponta Delgada é a maior e mais populosa cidade da região, e sede de um município com 67.229 habitantes, de acordo com o Censos 2021. Seja pela cultura, pela Natureza ou pela gastronomia, não faltam razões para a explorar.
O que visitar
Ponta Delgada presenteia quem a visita com paisagens deslumbrantes e locais de interesse cultural, pelo que não fica difícil ocupar o tempo. Difícil poderá ser escolher por onde começar. Presumindo que a ideia principal passará pelo contacto com a Natureza, sugerimos que explores os trilhos pedestres ou que embarques numa experiência certamente inesquecível – observar baleias e golfinhos no seu habitat natural. A Lagoa das Sete Cidades é também um local de visita obrigatória no concelho. Este que é, aliás, o maior lago de água doce dos Açores, constituído pela Lagoa Verde e a Lagoa Azul, está situado na cratera vulcânica das Sete Cidades, e tem um diâmetro de quase cinco quilómetros.
Ora estando em Ponta Delgada, outro sítio que certamente deve constar na lista de locais a conhecer é a Plantação de Ananás dos Açores. “Com mais de 150 anos de história, o Ananás dos Açores é um fruto de Denominação de Origem Protegida (DOP), produzido exclusivamente na Ilha de São Miguel”, pode ler-se no site oficial.
O centro histórico de Ponta Delgada, as Portas da Cidade, o Museu Carlos Machado – Núcleo de Arte Sacra e o Jardim Botânico António Borges são também algumas das sugestões que te deixamos.
Onde comer
Há o peixe fresco, o marisco, os queijos, ou o tradicional Bife à Regional – especialidade do restaurante Alcides, em Ponta Delgada. Para os amantes da gastronomia, os Açores oferecem excelentes opções, e ainda que o foco deste artigo esteja em Ponta Delgada, não poderíamos deixar de falar no famoso Cozido das Furnas – cozinhado, precisamente, no solo vulcânico das Furnas. Sabe onde experimentar este prato típico AQUI.
Histórico de resultados
No Estádio de São Miguel, o FC Paços de Ferreira não tem tido a vida facilitada, visto que o histórico de resultados cai mesmo a favor da equipa da casa, com três vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. O triunfo pacense aconteceu na temporada 2004/2005, em jogo a contar para a Segunda Liga. Ainda que os Castores tenham sofrido o golo primeiro, o resultado acabou por ficar 3-4 – e foi bastante disputado até ao fim! João Duarte, Rui Dolores, Rincón e Beré foram os marcadores.
A missão não pode, portanto, ser outra: ignorar as estatísticas e entrar em campo com o foco nos três pontos. No estádio ou em casa, sábado veste a camisola e vai a jogo connosco!