Deslocação Pacense: Tondela

5 de Fevereiro, 2024

A 20ª jornada da Liga Portugal 2 promove uma viagem dos Castores até à Beira Alta, para uma visita a Tondela. O CD Tondela é, portanto, o adversário de hoje, e partilhamos contigo algumas informações sobre a cidade que te podem ser úteis.

A cidade de Tondela

Tondela é a quarta maior cidade do distrito de Viseu. O concelho é casa para quase 26 mil pessoas, de acordo com o último Censos. Com a Serra do Caramulo logo ali ao lado, a deslocação do FC Paços de Ferreira a esta cidade do interior é decerto uma excelente oportunidade para conheceres alguns lugares encantadores.

O que visitar

Antes de entrares para as bancadas do Estádio João Cardoso, há muitos locais na cidade ou na região que podem despertar o teu interesse. Primeiramente, o Museu Terras de Besteiros, que conta a história da cidade e da região ao longo dos tempos. Se és mais adepto de caminhar pela cidade, então não percas dois ex-líbris de Tondela: a Fonte da Sereira, do Mestre pedreiro António de Sousa Leão, e o Monumento ao Tom Dela (foto em baixo), que retrata a origem do nome da cidade.

monumento ao tom dela, na cidade de Tondela

Mas se a natureza é o que mais te desperta a atenção, a proximidade com a Serra do Caramulo dá-te inúmeras opções para explorar. Sugerimos uma caminhada até à Cascata Bica da Água D’Alta, um trilho que se faz sem grande dificuldade. E como as caminhadas abrem o apetite, talvez seja hora de ver onde comer em Tondela.

Onde comer

Uma visita a esta cidade beirã não fica completa sem provar a gastronomia local. Os pratos mais famosos incluem os assados em assadeiras de Barro Negro de Molelos. Uma visita ao Restaurante 3 Pipos é uma excelente opção para testar a gastronomia de Tondela.

Como chegar a Tondela

Em carro ligeiro, a deslocação entre Paços de Ferreira e Tondela demora, aproximadamente, 1 hora e 45 minutos. O trajeto mais rápido inclui seguir pela CREP até à A1, saindo depois para a A25 em direção a Viseu. Na A25 deves sair na saída 16 em direção à N230, que te levará até Tondela.

Custo de Portagens (ida – Classe 1): 8,65€

Ao contrário do habitual, hoje os adeptos pacenses não ficarão no setor visitante. A entrada será feita na porta 2, e deverão assistir ao jogo no setor 7. Sugerimos que estacionem pela Rua Dr. David Almiro Vale, uma vez que será o local mais próximo da porta destinada aos adeptos visitantes.

Histórico de resultados

O FC Paços de Ferreira já jogou por sete vezes na condição de visitante no Estádio João Cardoso. Dessas sete visitas resultam uma derrota, um empate e cinco vitórias – a última das quais, em dezembro de 2021 quando os Castores venceram por 0-1 com um golo de Denilson.

Hoje, os comandados de Ricardo Silva vão procurar acrescentar mais um resultado positivo a esta estatística. Quanto a ti, já sabes: pega no teu adereço FC Paços de Ferreira e ruma a Tondela. O teu apoio é fundamental!

No Estádio Capital do Móvel, Aldair comemora o terceiro golo do FC Paços de Ferreira frente ao FC Porto B, na 16ª jornada da Liga Portugal 2.

Liga Portugal 2: Paços entra no novo ano a vencer o FC Porto B

10 de Janeiro, 2024